Cientistas encontram cratera de possível asteroide ‘irmão’ do que matou os dinossauros

Asteróide do tamanho do Burj Khalifa, passará próximo da Terra hoje. Foto: Pixabay
Cientistas encontram cratera de possível asteroide ‘irmão’ do que matou os dinossauros

Pesquisadores americanos encontraram na costa da Guiné, país da África Ocidental, uma cratera marítima que teria sido provocada pelo impacto de um asteroide. Chamada de Nadir por conta de um vulcão submarino próximo, ela teria sido formada pelo impacto de um asteroide há 66 milhões de anos.

+ Microsoft lança o Flight Simulator 40th Anniversary Edition
+ Black Friday: cinco dicas para evitar problemas
+ Nasa lança disco voador inflável no espaço; saiba mais

Curiosamente, é a mesma época da formação da cratera de Chicxulub (México), resultado do asteroide considerado responsável pela extinção dos dinossauros. A pesquisa, divulgada pela publicação científica Science Advances, levanta o questionamento sobre uma relação direta entre o asteroide que atingiu a costa da Guiné e o que impactou o México.

Uma das hipóteses é que o responsável pela formação de Nadir seja um fragmento do asteroide que formou a cratera de Chicxulub. Já a outra possibilidade é que ambos os corpos celestes que atingiram a Terra foram resultados de uma colisão que ocorreu mais distante do nosso planeta e provocou o lançamento de vários fragmentos no espaço.

Para testar essas hipóteses, será necessário uma análise do solo da cratera. O grupo submeteu um pedido de perfuração da cratera ao Programa Internacional para a Descoberta dos Oceanos.

Back to top